Centro de Educação Infantil
Rua Sinke Ferreira, 131 - Jardim das Américas
Curitiba, PR - Fone/FAX: (41) 3266-2925
e-mail: [email protected]
IMPRIMIR
FECHAR

A alegria de ensinar
Joyce de Souza Melo

Emprestei esse título de um livro de Rubens Alves que li nessas férias, que fala da beleza da minha profissão. Quando me pediram para escrever esse texto, no mesmo momento veio a idéia de escrever algo que falasse da paixão e da alegria que nós professores sentimos ao ensinar.

Confesso que esse texto será meio autobiográfico, mas penso que é mais ou menos isso que acontece com os professores ao se descobrirem "professores', acredito que ser professor é mais que ter uma profissão, é sentir-se professor, é viver assim.

Ser professor é ser amigo, meio médico, meio psicólogo, meio irmão, é às vezes fazer o papel do carrasco, do chato, porque nem tudo são rosas. É também papel do professor impor limites, regras, e assim como acontece com os pais, o professor só é entendido mais tarde, bem mais tarde.

Ser professor é amar pessoas, é buscar ter contato com elas o tempo todo, é querer fazer a diferença, é querer mudar o mundo.

Para o professor nada se compara à felicidade de mais um início de ano letivo, sala cheia de novo, barulho, conversa e novas atividades.

Nada é mais intenso que ver passo por passo, o desenvolvimento de cada um dos alunos. Sentir suas vitórias e sorrir com elas, sofrer nas dificuldades, mas ter força para incentivá-los a seguir em frente, dar a mão e fazê-los caminhar.

Mas nada é tão gratificante para o professor quanto chegar ao final do ano e ao dizer adeus, mesmo que doído, compensador e com gosto de trabalho cumprido, tendo a certeza que deu o melhor e que de agora em diante seu aluno terá novas companhias e novos horizontes.

Mas voltando ao título desse texto... Ser professor é mais, muito mais que ensinar é, aprender.

Se os alunos se modificam ao longo de um ano, professores também mudam, crescem e melhoram. Não há faculdade ou qualquer outra coisa no mundo que ensine mais que o convívio com os alunos. Por isso ser professor é ser aprendiz, um eterno aprendiz.

Professores tem cada um dos seus alunos dentro do coração e esperam que se não forem lembrados mais tarde ao menos tenham contribuído para felicidade de seus alunos naquele momento.

Ser professor é querer fazer a diferença, é querer formar pessoas justas, pessoas de bem para tornar o mundo melhor.

Ser professor é ao menos tentar ajudar os outros não só a aprender, mas ajudar para que todos encontrem o melhor caminho e principalmente sejam, para sempre, felizes.

E é com todos estes sentimentos de professor que termino esse texto desejando a todos um bom início de ano letivo. Àqueles que estão chegando na escola sejam muito bem vindos. Aos que permanecem, um bom retorno. Aos que se foram, um volte sempre saudoso.